sábado, 16 de julho de 2011

Luminárias

A lâmpada deve permanecer totalmente dentro da luminária. E por sua vez, a luminária tem que estar totalmente na posição horizontal para não deixar escapar luz.
As lâmpadas usadas nas ruas são de 500 Watts. Com a luminária correta, essas lâmpadas passariam a ser de 200 ou 300 Watts, diminuindo, obviamente, o consumo.
As concessionárias de energia alegam que o custo dessas luminárias é maior. Não é verdade, pois custam o mesmo preço ou mais baratas. Só que as licitações não especificam os tipos adequados, sendo o material atualmente usado modelo 1920, ou seja, obsoleto e defasado. A luminária correta é a qual a lâmpada não aparece, mas o caminho é muito mais iluminado do que as ruas com luminárias tradicionais. Isso não é por causa da potência das lâmpadas, mas sim da qualidade das luminárias. Luminárias de boa qualidade também podem ser vistos nos restaurantes MC Donald's e Shoppings Centers.
As luminárias erradas dão a falsa sensação de que estão clareando, por exemplo: se você mora em uma rua escura apesar de haver lâmpadas, isso não é por falta de mais postes ou pouca potência das lâmpadas. A causa de ruas escuras é o fato das luminárias não serem apropriadas.
TIPOS DE LUMINÁRIAS
LUMINÁRIA MG RODIO
Luminária construída com o mesmo bloco óptico da "Ródio", mas totalmente em alumínio.
Disponível igualmente em três versões quanto ao seu acabamento, adapta-se à utilização em ambientes rurais ou urbanos. É uma alternativa à luminária "Ródio" para ambientes mais agressivos aos polímeros. Em opção esta luminária pode ser fornecida aberta (sem difusor) para aplicação em ambientes rurais. Bloco de acessórios fabricado com base e capôt em chapa de alumínio estampada. Reflector em alumínio de elevada pureza abrilhantado e anodizado. Três acabamentos disponíveis: 1. Bloco de acessórios em preto mate e reflector à cor anodizado natural;
Bloco de acessórios e reflector na cor cinza; 3. Bloco de acessórios e reflector em preto mate.
Difusor fabricado em policarbonato injectado, de elevada transparência e protegido contra a acção dos raios UV. Sob consulta, a luminária pode ser fornecida com base para relé fotoeléctrico. Índice de Protecção: IP 65
- Bloco óptico IP 43 - Compartimento eléctrico Indice de Protecção Mecânica: IK10 -Difusor em policarbonato Classe I de Protecção contra choques eléctricos.
LUMINÁRIA SPH
Luminária com bloco óptico e bloco do compartimento eléctrico distintos, destinada a lâmpadas com suporte E27. O Bloco óptico com boa distribuição fotométrica está disponível em três versões: SPH - Aberto (sem difusor); SPH.A - Fechado com difusor em acrílico (PMMA);
SPH.P - Fechado com difusor em policarbonato (PC). Aplicação em redes aéreas de electrificação rural ou em zonas semi-urbanas. Base e capôt do bloco do compartimento eléctrico fabricados em alumínio meio duro, estampado e lacado exteriormente a preto mate. Reflector em alumínio de elevada pureza, abrilhantado e anodizado. Nas versões fechadas os difusores são fabricados em policarbonato ou acrílico termoformado, ambos de elevada transparência, protegidos contra a acção dos raios UV. Os difusores são estriados lateralmente com efeito anti-encadeamento.
Nota:
Pode ser fornecida, sob consulta, com pintura total (incluindo reflector) em preto mate ou cinza. Índice de Protecção: IP 23 - Bloco óptico sem difusor IP 54 - Bloco óptico com difusor IP ?? - Compartimento eléctrico Índice de Protecção Mecânica: IK10 - Difusor em policarbonato IK06 -
Difusor em acrílico Classe I de Protecção contra choques eléctricos.
LUMINÁRIA SPO
Luminária de construção robusta para utilização em ambientes urbanos, semi-urbanos ou
rurais, nas vias de comunicação. Disponíveis em duas versões: SPO 125 - Para lâmpadas até 100W VSAP ou 125W VM; SPO 250 - Para lâmpadas até 250W VSAP ou VM. Aro em alumínio esmaltado a branco. Capôt termoformado em PVC cinzento. Fechos em aço inox com efeito de mola. Reflector em alumínio de elevada pureza abrilhantado e anodizado. Difusor termoformado com estrias laterais com efeito anti-encadeamento, disponível em: - Acrílico (PMMA) – SPO 125.A e SPO 250.A; - Policarbonato - SPO 125.P e SPO 250.P. Índice de Protecção: IP 54 – Bloco óptico IP 43 - Compartimento eléctrico Índice de Protecção Mecânica: IK10 - Difusor em policarbonato IK06 - Difusor em acrílico Classe I de Protecção contra choques eléctricos.
LUMINÁRIA F2000
Luminária concebida com um bloco óptico estanque - IP66, sem necessidade de manutenção e sem poluição luminosa devido à utilização de difusor plano. É uma luminária robusta, desenhada para um bom enquadramento urbano e concebida com uma eficiente distribuição luminosa adequada tanto à iluminação de vias, como de grandes áreas. Base e capôt da luminária fabricados em poliamida reforçado com fibra de vidro, injectado e estabilizado aos raios UV. Em opção, a luminária pode ser fornecida com base, ou base e capôt em alumínio injectado: - Só base em alumínio: F2000A - Base e capôt em alumínio: F2000AA Bloco óptico selado contituído por:
Difusor em vidro plano temperado (em opção pode ser fornecida com difusor saliente de forma curva em policarbonato) de elevada transparência. Reflector em alumínio de elevada pureza abrilhantado e anodizado; Base do bloco óptico em alumínio pintado a preto mate; Dispositivo de fixação e regulação de suporte de lâmpada em Valox permitindo 5 posições de tiragem e 4 posições de regulação da lâmpada. Índice de Protecção: IP 66 - Bloco óptico IP 65 - Compartimento eléctrico Índice de Protecção Mecânica: IK10 - Difusor em policarbonato IK08 - Difusor vidro temperado Classe I de Protecção contra choques eléctricos.
LUMINÁRIA OVNILIGHT
Com um design exclusivo esta luminária enquadra-se perfeitamente em ambientes urbanos para iluminação de vias, grandes áreas ou zonas ajardinadas com uma agradável presença. Fornecida com bloco óptico estanque - IP 66, sem necessidade de manutenção, detém uma excelente distribuição fotométrica para potências disponíveis desde os 70W aos 250W. Corpo de montagem em alumínio injectado. Base do bloco óptico e capôt em alumínio repuxado. Acabamento a preto. Difusor em policarbonato termoformado, de elevada transparência e estabilizado aos raios UV. Índice de Protecção: IP 66 - Bloco óptico IP 44 – Compartimento eléctrico Índice de Protecção Mecânica: IK10 - Difusor em policarbonato Classe I de Protecção contra choques eléctricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário